
Matosinhos tem mais de sete quilómetros de passadiços na orla costeira
Foto: Câmara de Matosinhos
A Câmara de Matosinhos prepara-se para lançar um concurso público para intervenções no passadiço na orla costeira do concelho. O preço-base é de 2,6 milhões de euros (mais IVA) e o prazo de execução dos trabalhos é de 10 meses.
O lançamento do procedimento deverá ser aprovado na reunião de executivo desta quarta-feira, sendo que o processo ainda precisará do visto prévio do Tribunal de Contas para avançar.
Em causa está "a realização de uma empreitada de obras públicas e aquisição de bens, que tem como objeto a reabilitação do Sistema de Proteção Dunar, constituído por passadiços de madeira". As intervenções serão feitas em vários pontos do passadiço - atualmente, a costa marítima de Matosinhos tem mais de sete quilómetros destes percursos, atravessando Leça da Palmeira, Perafita e Lavra - e passam também pela criação de novas entradas.
"A obra apresenta uma forte interdependência técnica entre os seus diversos segmentos, quer ao nível das soluções construtivas, quer ao nível do comportamento estrutural global, não sendo possível autonomizar partes da empreitada sem afetar a coerência e a integridade do conjunto", é explicado na proposta que vai ser analisada pela vereação.
"O preço foi definido com base em pedido de orçamentos a uma empresa habituada a executar estes trabalhos e com base numa empreitada semelhante realizada em 2017", acrescenta o mesmo texto.
A empreitada obrigou à obtenção de pareceres da Agência Portuguesa do Ambiente (APA), da Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Norte (CCDR-N) e da Autoridade Marítima.

