A construção da Linha Rosa do Metro do Porto está na fase final, obrigando a alterações de trânsito no centro da cidade. Em concreto: a construção da Estação S. Bento/Liberdade vai obrigar à alteração dos sentidos de circulação na Praça Almeida Garrett.
Corpo do artigo
A partir da próxima terça-feira, e pelo período estimado de 30 dias, a circulação automóvel na Praça Almeida Garrett vai fazer-se apenas no sentido ascendente. Ou seja, da Avenida D. Afonso Henriques e de Mouzinho da Silveira para a Rua de Sá da Bandeira.
Até ao início de março, vão decorrer trabalhos junto ao Palácio das Cardosas, estando encerrada a ligação rodoviária entre da Praça da Liberdade para a Praça Almeida Garrett. A circulação pedonal, contudo, está sempre garantida através do passeio junto à Igreja dos Congregados.
De acordo com a Metro do Porto, "a empreitada da Linha Rosa tem conhecido avanços expressivos nos últimos tempos, estando a sua conclusão prevista para o final do próximo mês de julho". "Na Galiza, por exemplo, está construído o cais da estação e já há escadas. Na Casa da Música, o cais da nova estação encontra-se, neste momento, em construção", informa a empresa.
Já em termos de túneis, "faltam escavar-se somente menos de 150 metros na ligação do Jardim do Carregal à Avenida da França". "Após isso, começam a ser montados os carris que já se encontram colocados no interior destes túneis escavados no subsolo do Porto."