As obras de construção do canal para o metrobus entre a Rotunda da Boavista e a Praça do Império, no Porto, entraram na reta final. A Metro garante que os trabalhos ficam prontos na segunda quinzena de agosto, "como previsto e programado".
Corpo do artigo
Nos próximos dias, "vão decorrer as operações de pavimentação em toda a extensão do canal, nas avenidas da Boavista e do Marechal Gomes da Costa. Basicamente, em cinco momentos distintos", esclarece a empresa, em comunicado.
Assim, entre esta quinta-feira e a manhã de sexta, será feita a pavimentação da Praça do Império. Segue-se, nos dias 29, 30 e 31, a pavimentação do canal do metrobus em betuminoso vermelho nas vias esquerdas de ambos os sentidos de toda a Avenida do Marechal Gomes da Costa. A pavimentação do canal nas duas vias centrais da Avenida da Boavista e do cruzamento com a Marechal até à estação Guerra Junqueiro decorrerá nos dias 1, 2 e 3 de agosto. A pavimentação do canal nas duas vias centrais da Avenida da Boavista entre a estação Guerra Junqueiro e a Rotunda da Boavista será executada a 5 de agosto. Por fim, a 8 de agosto, realizam-se os trabalhos de pavimentação das vias descendentes da Avenida da Boavista, na zona da estação Guerra Junqueiro (entre as ruas de João de Deus e Belos Ares).
"Ao longo da execução destas operações de pavimentação serão implementados desvios de trânsito específicos e pontuais, que consistem na proibição de realizar viragens à esquerda ou atravessamentos das vias (quer na Boavista, quer na Marechal), nas zonas de obra", especifica a Metro do Porto.
Terminada a colocação do "tapete vermelho" para o metrobus, serão feitos os "trabalhos de pintura da sinalização rodoviária horizontal e de afinação de sinalização semafórica". "De igual modo, começará a instalação de equipamentos em todas as estações do metrobus (bancos, cobertura dos bancos, máquinas de venda de títulos, sistemas de informação ao público, validadores, entre outros)", refere o comunicado.
A Metro do Porto assinala que "no regresso de férias para muitos portuenses e na semanas do início do novo ano letivo, a empreitada do metrobus Boavista - Império ficará concluída, não havendo lugar a mais condicionamentos ou desvios de trânsito".
A empresa acrescenta que com esta intervenção "a cidade recebe uma Avenida da Boavista totalmente reabilitada e requalificada, de fachada a fachada, com novo pavimento, com passeios mais largos, mais árvores e zonas verdes, nova iluminação pública, novos semáforos e novos equipamentos para recolha de resíduos urbanos".
"Já na Avenida Marechal Gomes da Costa, que mantém integralmente os passeios em calçada portuguesa, para além do novo pavimento e das três estações, toda a zona verde central ganha um percurso pedonal sustentável, em empedrado e saibro", conclui o comunicado.