As icónicas instalações sanitárias do Jardim do Passeio Alegre, no Porto, que desde 1993 estão classificadas como imóvel de interesse público vão fechar nesta segunda-feira para obras de restauro, reabrindo apenas em julho do próximo ano. A empreitada, a cargo da empresa municipal Go Porto, representa um investimento de 280 mil euros.
Corpo do artigo
Para suprir o encerramento e dar uma alternativa aos frequentadores daquela zona, a autarquia colocará equipamentos provisórios no jardim: uma casa de banho feminina, com três cabines de sanita e dois lavatórios; e uma casa de banho masculina, com três cabines de sanita, um urinol e um lavatório.
O projeto de reabilitação das instalações sanitárias do Passeio Alegre "contempla a conservação e restauro dos painéis de azulejo das fachadas exteriores e dos revestimentos interiores, bem como a recuperação do pavimento cerâmico e das peças sanitárias originais, incluindo o urinol em estrutura cerâmica", pormenoriza a Câmara, acrescentando que "todo o trabalho visa garantir a sua durabilidade e autenticidade histórica".
"A empreitada inclui, ainda, uma intervenção nas redes técnicas, nomeadamente ao nível da drenagem e da impermeabilização, reforçando as condições de uso e assegurando a proteção do edifício no futuro", refere o município.