A Festa da Flor, que habitualmente atrai milhares de pessoas a Oiã, no Município de Oliveira do Bairro, não se vai realizar este verão. Em causa, as diversas obras que estão a decorrer na freguesia e dificultam a realização dos festejos nas ruas.
Corpo do artigo
“Há obras de requalificação em algumas vias e outras que deverão começar em breve, pelo que achamos que não temos condições para realizar a festa, para enfeitar as ruas, fazer as atividades e receber bem as pessoas que nos visitam”, explica o presidente da Junta de Freguesia de Oiã, Bruno Seabra, dando nota do cancelamento do evento, que deveria ocorrer em junho próximo.
A decisão, tomada por unanimidade numa reunião que juntou a organização, associações e residentes locais, “não foi fácil” e deverá vigorar apenas nesta edição.
Vinte mil pessoas de todo o país
A festa de Oiã é das “maiores do género em Portugal”, assegura o autarca. Na última edição, em 2024, a localidade recebeu cerca de “20 mil pessoas de todo o país” e, este ano, a organização apontava para “30 mi visitantes”.
A realização do evento, que permite a divulgação da freguesia e “ajudar o comércio local”, mobiliza toda a localidade. Durante meses, a população prepara flores, enfeites diversos e idealiza o cortejo e os tapetes de flores que cobrem uma das artérias. No cortejo do ano passado, por exemplo, desfilaram cerca de 1500 participantes.