Com a requalificação da Escola Básica da Agra do Amial prestes a arrancar, no Porto, os 130 alunos - 46 no pré-escolar e 84 no 1.º ciclo do ensino básico - vão passar a ter aulas na Escola EB1/JI de São Tomé.
Corpo do artigo
A intervenção na escola está integrada no projeto maior que já se encontra em curso no bairro do Amial, em Paranhos. Enquanto decorrerem as obras de remodelação das salas, integração de novos equipamentos e mobiliário, novas caixilharias de vidros duplos, instalação de tetos acústicos e, ainda, de substituição dos pavimentos, as crianças passam a frequentar a escola de S. Tomé.
Assegurando o respeito pelo valor arquitetónico do edifício que alberga a Escola Básica da Agra do Amial, a empreitada vai incluir ainda a criação de uma sala de atendimento aos encarregados de educação, uma área de receção para as crianças do jardim-de-infância , a requalificação e a reorganização do espaço do refeitório e cozinha, bem como arranjos exteriortes e melhorias das acessibilidades, fez saber esta segunda-feira a Câmara do Porto.
A mudança temporária dos alunos e o projeto de requalificação geral, orçado em quase 1,3 milhões de euros, apresentados aos agrupamentos escolares, professores, pais e encarregados de educação, numa sessão que contou com a presença do vereador da Educação, Fernando Paulo, do vereador do Urbanismo e Espaço Público, Pedro Baganha, e da vice-presidente da empresa municipal GO Porto, Cátia Meirinhos.
De acordo com a Câmara do Porto, "a reorganização do espaço público, um investimento superior a um milhão de euros, procura dar resposta a questões de acessibilidade, descontinuidade nos percursos pedonais, degraus e pavimentos degradados, bem como ocupações indevidas das áreas verdes por veículos através de melhorias nos pavimentos e percursos pedonais e da criação de bolsas de estacionamento no interior do bairro para residentes".
"De forma a compensar os moradores, que, apesar de detentores de avenças, se encontram atualmente impossibilitados de usufruir delas, o Município do Porto vai garantir a insenção do pagamento das taxas devidas pela avença durante o ano de 2024", acrescenta a Autarquia.
Além disso, "será atribuído o reembolso das taxas liquidadas e entretanto cobradas, no âmbito do processo de renovação de avenças de residente em curso".
A bolsa de estacionamento exclusiva para moradores do Bairro da Agra do Amial foi criada pela Câmara do Porto, em 2019, "para aliviar a forte pressão de estacionamento naquela zona, que se situa próxima do polo universitário".