Obras na igreja mandada construir por São Bartolomeu dos Mártires em Viana do Castelo

Igreja de São Domingos, em Viana do Castelo
Foto: Direitos reservados
A Igreja de São Domingos, em Viana do Castelo, vai ser alvo de obras de conservação, no valor de mais de meio milhão de euros.
A Câmara de Viana do Castelo aprovou esta terça-feira a minuta do contrato de adjudicação da empreitada, que será a terceira a executar naquele templo, que data do século XVI e foi mandado construir por São Bartolomeu dos Mártires.
Segundo a proposta aprovada pela autarquia local, além da obra a realizar num prazo de nove meses, "ainda faltam mais duas fases para que a reabilitação do templo esteja concluída".
O projeto da intervenção foi desenvolvido pela Fábrica da Igreja Paroquial de Nossa Senhora de Monserrate, para "a conservação da cobertura e caixilharia exterior da Igreja de São Domingos, tendo em consideração o elevado estado de
degradação das mesmas". Estão em causa "a falta de isolamento térmico da cobertura e o mau estado de algumas caixilharias", e "infiltrações que ocorrem devido ao mau estado de conservação da cobertura", que "têm danificado os tetos em madeira e o revestimento das paredes, interferindo também com a instalação elétrica".
Em janeiro deste ano, o projeto foi alvo de um protocolo com a câmara municipal, que, entretanto, terá garantido o financiamento da obra através do NORTE2030-2024-31 - Cultura - Iniciativas Âncora Regionais ("Rotas do Norte").
O templo, situado no Largo de São Domingos, no centro histórico de Viana do Castelo, está integrado no Convento de São Domingos. Ambos mandados construir por São Bartolomeu dos Mártires, e onde este se recolheu até morrer e onde se encontra o seu túmulo.

