As obras de substituição do pavimento da rua de Brito Capelo, em Matosinhos, arrancam no dia 17, no cruzamento com a rua Conde São Salvador. A empreitada, que será feita de forma faseada, deverá demorar seis meses.
Corpo do artigo
A intervenção, que foi adjudicada em fevereiro passado à empresa Pedrifiel – Sociedade de Exploração de Granitos, vai arrancar, no dia 17, no cruzamento da rua de Brito Capelo com a rua de Conde São Salvador. Prevê a substituição do pavimento e o prolongamento da elevação do cruzamento, criando-se lugares de estacionamento destinados a pessoas com mobilidade reduzida e para cargas e descargas, cuja duração será controlada por câmaras que permitem ler e indicar o volume dos veículos.
Essa solução será implementada em todos os cruzamentos daquela zona pedonal da rua de Brito Capelo. Quando a obra estiver concluída, o que se prevê que aconteça dentro de seis meses, será proibida a circulação e o estacionamento de veículos naquela artéria, por onde circula o metro.
A medida visa eliminar os desníveis do piso em granito da rua de Brito Capelo que, há anos, se encontra deteriorado, apesar de a Autarquia garantir que faz várias intervenções. Essa situação tem originado quedas frequentes de peões e queixas de comerciantes.
Nas zonas destinadas a cargas e descargas o piso será em paralelo, de forma a facilitar a manutenção. Mas os passeios vão permanecer em granito, por ser considerado um material nobre.
A obra, que vai custar perto de 600 mil euros, vai ser feita de forma faseada, no troço da rua de Brito Capelo entre a avenida da República e o largo José dos Santos. “A empreitada de substituição do pavimento dos cruzamentos vai decorrer de norte para sul, cruzamento a cruzamento, para minimizar os constrangimentos”, adianta a Câmara de Matosinhos.
O projeto prevê ainda que sejam colocadas floreiras na zona pedonal, oque visa garantir que apenas irão circular peões nas zonas dos passeios, bicicletas e trotinetes, conforme está definido, há vários anos, para aquele troço.