As obras de reforço estrutural da pista do Aeroporto Francisco Sá Carneiro, no Porto, só deverão ficar concluídas em fevereiro de 2026. Nesta terça-feira, o aeroporto está encerrado devido à empreitada. Reabre às 6 horas de quarta-feira.
Corpo do artigo
"Depois deste dia de encerramento total, as restantes intervenções serão feitas entre as 0 horas e as 6 horas, de segunda a sábado, para minimizar o impacto nas operações aeroportuárias", diz a ANA, em comunicado.
A responsável pela gestão do aeroporto sublinha que os trabalhos representam um investimento de 50 milhões de euros e que "a obra em curso visa qualificar a operação aeroportuária, para acomodar com mais qualidade e melhor serviço o crescimento do tráfego, com melhorias ao nível da segurança e desempenho ambiental".
O aeroporto ocupa território em três concelhos: Maia, Matosinhos e Vila do Conde.
"As obras vão ter lugar na pista e áreas adjacentes, nomeadamente: repavimentação completa da camada de desgaste da pista 17-35; intervenções de reforço estrutural da pista; ajustamento da geometria da faixa de pista (strip) e na linha de aproximação (sinalização luminosa) das pistas 17 e 35; substituição do sistema de luzes de pista por LED, renovação integral do sistema de drenagem da pista; e instalação de infraestruturas civis para a implementação de equipamentos de navegação (ILS categoria II) na pista 35 que vão permitir operações em baixa visibilidade", pormenoriza a empresa.