Obras no Hospital Pedro Hispano: "Experiência do segundo parto foi mais agradável"
Elisabete Silva, 36 anos, reconhece que obras melhoraram salas de parto do Hospital Pedro Hispano, em Matosinhos. Em 2023, nasceram 1574 bebés, 25,4% de cesariana.
Corpo do artigo
Maria nasceu no primeiro dia de verão no Hospital Pedro Hispano, em Matosinhos, e dorme embalada nos braços do pai. Um dia, a mãe, Elisabete, vai contar-lhe que o seu nascimento correu muito melhor do que o do irmão, porque aconteceu numa sala de partos que mais parecia um quarto de hotel... O bloco de partos é o serviço do Hospital Pedro Hispano que foi remodelado mais recentemente, graças a uma verba de cerca de um milhão de euros, proveniente do Orçamento do Estado de 2023, e que permitiu não só fazer obras, mas também comprar novos equipamentos.
“As últimas remodelações tinham acontecido em 2013, e no nosso dia a dia a sala operatória já se tornava pequena para as equipas”, referiu Maria do Carmo Gamboa. Enfermeira há 33 anos, especialista em saúde infantil e pediátrica, dá conta que além deste espaço “ter aumentando cerca de 50%”, também foi possível criar “seis salas de parto com casas de banhos privativas, e atualizar em grande escala equipamentos como ecógrafos, cardiotopógrafos, e dotar o serviço com oito mesas de reanimação [dos bebés] topo de gama”.