Tecnológica Atlar vai instalar-se nos próximos dois anos em Fajão, Pampilhosa da Serra, terra com 60 habitantes.
Corpo do artigo
A empresa de tecnologia espacial Atlar vai fixar-se em Fajão, uma aldeia de xisto do concelho de Pampilhosa da Serra com cerca de 60 habitantes. As boas condições de observação do céu na zona foram um trunfo para a instalação da empresa, que deverá contratar, numa primeira fase, três pessoas da região.
"Apesar de todas as dificuldades que o Interior tem, há estas condições de observação do céu como há em poucos territórios, dada a nossa altitude e a ausência de poluição luminosa como nos grandes centros urbanos", descreve o presidente da Câmara de Pampilhosa da Serra, Jorge Custódio.
A Atlar tem um programa com o Ministério da Defesa de observação do céu para a monitorização do lixo astronómico que circula à volta da Terra. "Basta um parafuso para danificar um satélite, e a Atlar dedica-se a essa observação, entre outras atividades", aponta o autarca.
A Atlar é composta por seis técnicos especializados, que se vão instalar em Fajão, e terá ainda mais três assistentes técnicos, que serão contratados na região. Vai ficar instalada num edifício pertencente à Junta de Freguesia que foi recentemente recuperado.
"Vai dinamizar o comércio local e a restauração, com a vinda de técnicos especializados e doutorandos da Universidade de Aveiro", entende o presidente da Junta de Freguesia de Fajão-Vidual, Carlos Simões.
Desejo antigo
Para o cofundador da Atlar, Hélder Ribeiro, a instalação da empresa naquela zona é o realizar de um desejo antigo, uma vez que já utilizam o Observatório Espacial de Pampilhosa da Serra, infraestrutura integrada na rede europeia e mundial de monitorização do espaço que está localizada na aldeia de Porto da Balsa, a poucos minutos das novas instalações da empresa. "Vamos ter a nossa equipa perto dos sensores, conseguiremos ficar aqui bastante tempo e trazer pessoas novas", aponta.
O contrato de comodato da Atlar em Fajão é de dois anos, mas Carlos Simões tem a expectativa de que a empresa se fixe na aldeia por mais tempo.
Jorge Custódio revela que o objetivo da Câmara Municipal de Pampilhosa da Serra é atrair mais empresas ao concelho, estando já a dotar um edifício com condições técnicas para as receber e funcionar como um espaço de coworking. "É nosso objetivo rejuvenescer o nosso concelho e atrair quadros técnicos superiores", aponta.
Dados
Parceiros no Mundo
A Atlar tem parcerias com empresas de vários países, como Suíça, Reino Unido, Escócia, Itália ou Canadá.
Observatório
O concelho de Pampilhosa da Serra tem um observatório espacial, situado na aldeia de Porto da Balsa, que já é usado regularmente pela Atlar, bem como pelo Ministério da Defesa.