Análise de tendências para ajudar a traçar políticas públicas.
Corpo do artigo
A Câmara apresentou esta segunda-feira o Observatório de Famalicão, que compila todo o tipo de dados relativos ao município . Trata-se de mais um “instrumento” que está online e permite a “análise de tendências”, podendo auxiliar a definição de políticas públicas.
“É um local onde se pode procurar toda a informação de todo o território”, apontou Vítor Moreira, diretor municipal que apresentou o Observatório de Famalicão, que pode ser consultado por qualquer cidadão na internet.
Para o responsável, mais do que uma coletânea de dados, é um “ponto de observação” que permite perceber como está Famalicão comparativamente com o país.
Os dados relativos às mais variadas áreas estão sistematizados e permitem saber, por exemplo, o número de viaturas que circulam nas principais avenidas da cidade ou qual a percentagem de famalicenses que não tem médico de família.
Para o presidente da Câmara, Mário Passos, esta “ferramenta de conhecimento” será uma “ajuda” na definição de políticas públicas.
A promoção da transparência da informação sobre o território concelhio foi outra característica do Observatório salientada pelos responsáveis municipais e pelo Secretário de Estado da Modernização Administrativa e Digitalização, Alberto Rodrigues da Silva.