Os sete ocupantes das três viaturas que ficaram retidas, este sábado, no sítio da Boca da Corrida, no Jardim da Serra, na Madeira,"já estão em segurança e a situação está normalizada", disse fonte dos bombeiros da localidade.
Corpo do artigo
Segundo o responsável de serviço, Carlos Carvalho, "os carros saíram do local pelos seus próprios meios, auxiliados pelos bombeiros".
"A situação está normalizada, as pessoas já foram retiradas, estão fora de perigo e em segurança", assegurou.
A neve que caiu esta noite cobriu de branco as serras da Madeira, levando as autoridades a encerrar cerca de uma dezena de estradas de acesso para evitar os congestionamentos de trânsito que são usuais porque muitos pretende deslocar-se para observar o cenário que não é comum na região.
O Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA) colocou a Madeira sob aviso laranja devido à agitação marítima na costa e sob aviso amarelo por causa da previsão de vento forte e precipitação.
"Estávamos a subir a Encumeada e o autocarro começou a patinar, o piso estava escorregadio, havia duas carrinhas paradas à frente. Tivemos de vir muito devagar, mas já chegámos a São Vicente e está tudo bem", disse à Lusa o condutor de um dos autocarros.
Algumas das corporações da Madeira estão ocupadas em limpar as estradas devido à queda de árvores, caso dos bombeiros de Santa Cruz que estão a trabalhar na Camacha e Santo da Serra.
No Funchal, os Voluntários Madeirenses estão a intervir neste tipo de situações nos sítios do Palheiro Ferreiro, Corujeira (Monte), Terreiro da Luta e São Gonçalo, enquanto os Municipais do Funchal atuaram na Eira do Serrado, onde uma árvore caiu em cima de uma viatura, sem provocar feridos, no Caminho dos Pretos e Estrela.
Segundo o sítio da internet do Serviço Regional de Proteção Civil, uma dezena de estradas de acesso às serras da Madeira estão encerradas devido à queda de neve esta noite.
O vento está a condicionar o movimento no Aeroporto da Madeira, tendo provocado o cancelamento durante a manhã de quatro voos, incluindo o da Transavia que tinha divergido para o Porto Santo.
"Neste momento está tudo normal, apenas alguns atrasos", disse à agência Lusa fonte daquela infraestrutura.
O Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA) colocou a Madeira sob aviso laranja devido à agitação marítima na costa e sob aviso amarelo por causa da previsão de vento forte e precipitação.