O município de Oeiras entregou, esta quinta-feira, o primeiro dístico de estacionamento para famílias numerosas. A nova modalidade, promovida pela Parques Tejo, é destinada a famílias com três ou mais filhos e permite estacionamento, sem limite de tempo, em todas as zonas ZELD da cidade.
Corpo do artigo
O novo dístico dá a possibilidade às famílias numerosas de terem acesso a condições mais vantajosas no "estacionamento à superfície em zonas tarifadas", contribuindo para uma mobilidade mais justa e adaptada às realidades familiares.
Na tarde desta quinta-feira, a Câmara de Oeiras entregou os dois primeiro dísticos, que permitem estacionamento, sem limite de tempo, em todas as zonas ZELD do concelho de Oeiras. O dístico tem o custo de 12 euros e é válido por dois anos, sendo que o pedido para obter o identificador é feito totalmente online, no site da Parques Tejo.
O dístico destina-se a famílias com três ou mais filhos, sendo que pelo menos dois têm que ter menos de 10 anos, e domicílio fiscal no concelho Oeiras.
A iniciativa, que decorre em parceria com a Associação Portuguesa de Famílias Numerosas, visa "ser um exemplo de como políticas públicas centradas nas pessoas podem melhorar significativamente a qualidade de vida dos cidadãos, promovendo, ao mesmo tempo, uma mobilidade mais sustentável e inclusiva".
2950 famílias numerosas
Segundo a Parques Tejo, os dados do INE revelam que, em 2021, existiam 2950 famílias com três ou mais filhos, residentes no concelho de Oeiras, o que representa cerca de 5,2% do total de agregados familiares.