A Associação de Artesãos das Caldas da Rainha organiza, este sábado, na Praça da Fruta, "uma oficina a céu aberto", onde os visitantes poderão apreciar ao vivo as técnicas desenvolvidas por cerca de 40 artesãos.
Corpo do artigo
Imaginem uma oficina a céu aberto, onde todos podem ver como se trabalha na roda de oleiro, como se faz uma navalha ou faca, e como se produz um sapato à medida. É desta forma que Teresa Teodoro, presidente da Associação de Artesãos de Caldas da Rainha, lança o convite às pessoas para irem ver e experimentar estes e outros ofícios tradicionais, este sábado, entre as 17 e as 23 horas, na Praça da República, mais conhecida por “Praça da Fruta”.
A iniciativa Artesanato na Praça possibilitará ainda ver como se fazem e reparam tachos e panelas; como se transforma um pedaço de madeira num brinquedo, numa peça utilitária ou decorativa; como são feitos os bordados das Caldas; como se trabalha o estanho; ou como se fazem peças em tecelagem. Estas e outras tantas técnicas tradicionais serão partilhadas por cerca de 40 artesãos participantes no evento.
Ouvir histórias e aprender
“Os visitantes poderão tirar dúvidas, ouvir histórias e aprender com cada um dos artesãos, podendo ainda ‘meter a mão na massa’, testando variadas técnicas”, assegura a presidente da Associação de Artesãos de Caldas da Rainha, em comunicado. “Em alguns dos casos, poderão levar para casa a peça criada por si próprio, ali mesmo, ao ar livre, no coração da cidade.”
O evento contará com a atuação do Rancho Folclórico e Etnográfico As Ceifeiras da Fanadia, danças e músicas populares, tocadores de gaitas de foles e uma fadista das Caldas da Rainha. Não faltarão ainda comes e bebes.