Um dos três atrelados de um tractor, com 60 passageiros, que fazia uma visita ao Badoca Safari Park, em Santiago do Cacém, tombou ao passar num buraco e provocou 11 feridos.
Corpo do artigo
A tromba d'água que caiu ontem de manhã terá sido a causa da "enorme quantidade de pedras soltas que soltaram das margens", fazendo com que, pelas 14.30 horas, o atrelado do meio - dos três, o que levava menos passageiros -que efectuava o percurso do safari, no Badoca Park, em Vila Nova de Santo André (Santiago do Cacém), ao passar por cima das mesmas, tombasse para um lado.
O tractor transportava cerca de 60 pessoas - sendo a capacidade máxima de 75 -, a maioria das quais catequistas e um grupo de crianças residentes na freguesia de Nogueira do Cravo, em Oliveira do Hospital, acompanhadas pelos respectivos pais. O atrelado tombou a cerca de 50 metros do cais de embarque, tendo resultado 11 sinistrados, entre os quais oito crianças, a mais nova com oito anos e que foi a último a ser socorrida no hospital, por só ter um hematoma na testa.
"Os ferimentos foram sobretudo pequenas escoriações, uns galos e uns arranhões", afirmou ao JN o comandante Alberto Trigo, dos Bombeiros de Santo André, que acorreram ao local com 17 homens e oito viaturas, após o alarme dado às 14.50 horas. Segundo a sua interpretação do acidente, o atrelado terá embatido num buraco e virado. Não houve pânico, porque as crianças estavam acompanhadas pelos pais.
Todos os sinistrados foram conduzidos pelos bombeiros ao hospital de Santo André, por mera precaução, após uma primeira triagem no local, tendo a maioria tido alta médica uma hora depois.
Ao JN, apenas uma hora depois da ocorrência, Margarida Brás, responsável pelo Badoca Safari Park, revelou o cancelamento dos safaris da tarde de ontem, mantendo-se os de hoje, mas com um outro percurso.
Em 9 de Abril de 2008, ocorreu um acidente semelhante no Badoca Park, envolvendo 15 adultos. Três anos antes - a 12 de Março de 2002 - foi uma carrinha escolar com 13 crianças que se despistou, causando ferimentos ligeiros.
O parque zoológico - que tem 90 hectares, e 250 animais selvagens de 45 espécies diferentes - ofereceu neste e no passado fim-de-semana entradas gratuitas a crianças com menos de 10 anos.