Às 00:00 do primeiro dia de 2025 o Funchal encheu-se de luz e cor com o tradicional espetáculo de fogo-de-artifício que assinala a passagem de ano na Madeira, com uma assistência de milhares de pessoas em diversos locais do anfiteatro.
Corpo do artigo
O espetáculo, este ano subordinado ao tema “Azulejos da Madeira”, durou oito minutos e o fogo foi lançado a partir de 57 postos (27 ao longo do anfiteatro do Funchal, 25 na frente mar da cidade e cinco no mar), combinando pirotecnia com tecnologias multimédia, incluindo lasers, luzes e música.
Além dos milhares de madeirenses e turistas que assistiram ao fogo-de-artifício em terra, esta noite encontravam-se no porto e na baía do Funchal 11 navios de cruzeiro transportando um total de 27 mil pessoas, aproximadamente 19 mil passageiros e oito mil tripulantes.
De acordo com dados oficiais, a ocupação hoteleira na região neste período ronda 100% e as estimativas apontam para uma população flutuante em terra de 90 mil pessoas.
O espetáculo de fogo-de-artifício no Funchal é um dos pontos altos dos festejos da época na Madeira, mas o programa organizado pelo Governo Regional arrancou em 01 de dezembro e inclui um conjunto de iniciativas que animam o centro da capital madeirense até 07 de janeiro, num investimento de 4,1 milhões de euros.
O montante inclui a animação e logística, apoios a entidades envolvidas, o fogo-de-artifício da passagem de ano (1,3 milhões de euros), assim como as iluminações natalícias de 2024 e do Carnaval de 2025, uma vez que se trata de um concurso público conjunto.