Corpo do artigo
Os concelhos vizinhos de Anadia e Oliveira do Bairro vão ter um nó de ligação à A1. A informação foi avançada esta sexta-feira em comunicado pelos presidentes de Câmara dos dois municípios, Teresa Cardoso e Duarte Novo, respetivamente, na sequência de uma reunião realizada recentemente em Lisboa, com João Galamba, Ministro das Infraestruturas, e Ana Abrunhosa, Ministra da Coesão Territorial.
Segundo os dois autarcas bairradinos, “os governantes foram sensíveis aos seus argumentos técnicos e de justiça territorial, relativamente à necessidade da criação do nó de ligação, fundamental para o desenvolvimento económico não só dos dois concelhos, mas também da região”.
Para Teresa Cardoso e Duarte Novo, o Ministro das Infraestruturas “comprometeu-se em avançar com o processo, diligenciando junto do Instituto da Mobilidade e dos Transportes e da Brisa, empresa que detém a concessão da autoestrada, para que sejam iniciados os estudos e projetos com vista à criação de uma nova ligação à A1, entre os nós de Aveiro Sul e Mealhada”. O passo seguinte “será o envio, por parte do Governo, de um protocolo para ser assinado com ambos os Municípios”.
Os dois autarcas consideraram que o compromisso assumido pelo Governo é o “princípio do fim de uma luta de muitos anos, que ambos os Municípios travaram em benefício das empresas, do desenvolvimento económico da região e, consequentemente, de mais emprego e qualidade de vida para as famílias dos dois concelhos”.
A criação de um nó de Acesso à Autoestrada do Norte, que vai beneficiar as zonas industriais e a população dos concelhos de Oliveira do Bairro e Anadia, é uma revindicação antiga de ambos os municípios. Quem mora e trabalha nesta zona tem que percorrer, em muitos casos, dezenas de quilómetros para ter acesso à A1, através dos nós de Aveiro Sul ou Mealhada.
Esta pretensão é uma das primeiras prioridades propostas para a Região de Aveiro no âmbito do PIMTRA – Plano Intermunicipal de Transportes e Mobilidade da Região de Aveiro.