As barras algarvias estão todas encerradas, desde o final da manhã desta terça-feira, devido à forte ondulação.
Corpo do artigo
As autoridades têm estado a avaliar as condições de navegação nas barras algarvias, tendo interditado totalmente as barras de Lagos, Portimão na noite passada, enquanto a barra de Faro-Olhão está interdita a embarcações com comprimento inferior a dez metros.
O agravamento das condições de navegabilidade nas barras do sotavento algarvio levou, entretanto, as autoridades a determinar o encerramento das barras de Tavira e Vila Real de Santo António.
O distrito de Faro vai estar sob aviso laranja devido à agitação marítima, já que são esperadas ondas de sueste com entre 3 e 3,5 metros, segundo o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA).
De acordo com a informação disponibilizada no IPMA, o aviso laranja para o distrito de Faro, o segundo mais grave numa escala de quatro, vai vigorar entre as 21.00 horas desta terça-feira e as 12.00 horas de quarta-feira.
O comandante Paulo Isabel, da Capitania de Faro, sublinhou que as condições de navegabilidade nas barras algarvias vão continuar a ser monitorizadas para decidir sobre o levantamento das interdições.