
A única alternativa passava por retirar as pessoas através de um barco
Foto: Teixeira Correia
Onze pessoas foram resgatadas de barco, na manhã desta quarta-feira, de uma das unidades hoteleiras do Clube de Campo Vila Galé, na freguesia de Santa Vitória, concelho de Beja, por operacionais dos Bombeiros Voluntários de Beja.
As onze pessoas - oito clientes e três funcionários do Hotel Monte Vilar - ficaram impedidos de abandonar a unidade hoteleira, já que a entrada e saída da mesma faz-se através da transposição do paredão da barragem do complexo turístico. Com as fortes chuvadas provocadas pela tempestade Leonardo, o nível da barragem da Vila Galé subiu para além dos limites, tendo a água galgado o paredão
A única alternativa passava por retirar as pessoas através de um barco. Na operação, que decorreu às 10.55 horas, em que não houve a registar qualquer vítima, foram empregues quatro operacionais, apoiados por dois veículos e um meio aquático dos Bombeiros Voluntários de Beja.
Para acompanhar a situação de crise, foi criado no "Edifício Azul" do Parque de Feiras, um Posto de Comando Municipal que integra o Município, Serviço Municipal de Proteção Civil, Bombeiros, GNR, PSP e outras entidades.
Danos em unidades de saúde
Entretanto, a Unidade Local de Saúde do Baixo Alentejo (ULSBA) emitiu um comunicado onde alerta a população para os danos em algumas unidades de saúde, que podem limitar o seu funcionamento. A ULSBA refere que se registam situações como falhas de energia, problemas nas coberturas e telhados, bem como estradas inacessíveis para a deslocação dos profissionais de saúde.
