Estreia nesta quinta-feira, no Centro Cultural de Belém, em Lisboa, o espetáculo "Compasso de Palhaço - Pequena Sinfonia para as Horas Vagas", que assinala o 20.º aniversário da Operação Nariz Vermelho.
Corpo do artigo
O musical infantil já percorreu vários hospitais, mas chega agora ao público em geral, com a promessa de muita animação, brincadeiras e gargalhadas. Será uma forma de descobrir "o que os Doutores Palhaços fazem após um dia de trabalho no hospital".
"Ao longo destes 20 anos da Operação Nariz Vermelho, as crianças têm-nos feito as perguntas mais engraçadas, e neste espetáculo quisemos dar-lhe as respostas: o que é que os Doutores Palhaços fazem quando chegam a casa? Também comem e tomam banho? E o que comem? E onde dormem? Será que fazem o que qualquer pessoa faz, ou até as suas horas vagas são preenchidas com momentos extraordinários, como aqueles que criam junto das crianças?", esclarece Fernando Escrich, responsável pelo musical, citado em comunicado.
Cantigas, jogos, desafios e um concurso de talentos fazem parte do programa, que inclui a resposta à importantíssima questão: "quem, afinal, comeu a sobremesa toda depois do jantar?"
O espetáculo terá sessões abertas ao público entre quinta-feira e domingo, sendo que os bilhetes estão à venda online. A organização adianta que haverá sessões para escolas. Mais informações podem ser obtidas online ou através do e-mail diadonarizvermelho@narizvermelho.pt.
As receitas de bilheteira das sessões abertas ao público reverterão integralmente para a Operação Nariz Vermelho, uma instituição particular de solidariedade social constituída oficialmente em junho de 2022 e cuja missão é "assegurar de forma contínua um programa de intervenção nos serviços pediátricos de 17 hospitais portugueses, através da visita de palhaços profissionais".
Os artistas recebem formação adequada ao trabalho em meio hospitalar e são remunerados, embora os espetáculos sejam oferecidos às unidades de saúde. Cada intervenção é trabalhada em colaboração com os profissionais de saúde e adaptada à situação de cada criança.
Atualmente, a Operação Nariz Vermelho tem 33 Doutores Palhaços e 19 profissionais de bastidores, que asseguram mais de 53 mil encontros, por ano, com crianças hospitalizadas.
Todas as informações sobre a Operação Nariz Vermelho estão disponíveis no seu site.