Oposição na Câmara de Coimbra exige ter acesso ao relatório dos concertos dos Coldplay
Os vereadores do PS na Câmara Municipal de Coimbra exigem ter acesso ao relatório decorrente dos quatro concertos dos Coldplay na cidade, acusando a maioria de falta de transparência por causa dos investimentos da produtora Everything is New no Estádio Cidade de Coimbra, e admitindo recorrer a instâncias superiores.
Corpo do artigo
O presidente e vice-presidente da Autarquia afirmam já ter respondido a todas as questões.
"Pedi formalmente por escrito este relatório, que se recusam a enviar, remetendo para a bonita apresentação que fizeram em reunião de Câmara. Nem nós nem ninguém tem de ir pedir nada à produtora, que foi subsidiada pela Câmara Municipal. São vocês que têm de apresentar contas", acusou a vereadora Regina Bento na reunião de Executivo desta segunda-feira, reiterando o pedido para ser disponibilizado o relatório, para ser analisado e discutido numa reunião de Câmara. "Ao insistir na não disponibilização do relatório, teremos de recorrer a outras instâncias", apontou.
Em causa está um valor de 545 mil euros investido pela Everything is New em melhoramentos no Estádio, mas que não está discriminado no relatório apresentado em reunião do Executivo a 30 de outubro, no período antes da ordem do dia.
O vice-presidente da Câmara Municipal de Coimbra, Francisco Veiga, assegurou não ter de prestar contas sobre os investimentos da produtora no Estádio Cidade de Coimbra, uma vez que este está entregue a uma gestão privada, feita pela Académica.
"O protocolo assinado pelas três partes prevê um acordo autónomo entre a Everything is New e a Académica para os melhoramentos a ser feitos no estádio. A eles diz respeito. Continuam a fazer perguntas sobre coisas que não há respostas", respondeu Francisco Veiga, considerando que a bancada socialista tem "uma obsessão" com os concertos dos Coldplay.
O presidente da Autarquia, José Manuel Silva, insistiu que as contas da Câmara Municipal "são claras, simples e transparentes. Se duvidam das da Everything Is New perguntem-lhes. Nem sabemos se tiveram lucro ou prejuízo com os Coldplay. Estão a levantar falsas polémicas com as contas da produtora e não temos nada a ver com isso. O Estádio Cidade de Coimbra, num protocolo renovado pelo Executivo PS, tem a gestão entregue à Académica", apontou.