O orçamento municipal da Câmara de Valença foi aprovado, esta sexta-feira, após ter sido chumbado uma primeira vez pela oposição na semana passada.
Corpo do artigo
Segundo fonte camarária, a proposta passou com três votos a favor da maioria PS e um do PSD, e com três abstenções do PSD e do movimento Fortalecer Valença.
A aprovação do documento foi possível após negociação entre os partidos, da qual resultou a redução do orçamento em cerca de 1,5 milhões de euros. Passou de 35 milhões para 33,5 milhões de euros.
Recorde-se que, após chumbo na quinta-feira, 28 de novembro, a autarquia liderada pelo socialista José Manuel Carpinteira anunciou que iria abrir negociações, ouvindo os seus opositores para tentar reverter o impasse e marcar uma nova reunião extraordinária do executivo para “tentar conseguir a aprovação do orçamento”, o que acabou por acontecer esta sexta-feira de manhã.
Do executivo fazem parte o social-democrata Manuel Lopes, ex-autarca de Valença, que perdeu as eleições para o socialista José Manuel Carpinteira em 2021, e também José Monte, que integrou executivos anteriores do PSD, liderados primeiro por Jorge Mendes e depois por Manuel Lopes e que nas últimas eleições autárquicas se candidatou como independente, tendo elegido dois vereadores.