Os oito projetos candidatos ao Orçamento Participativo Jovem da Trofa já foram validados e segue agora para concurso. Os vencedores serão escolhidos pelos jovens da Assembleia Municipal. A sessão estava prevista para dia 19 de dezembro, mas foi adiada por causa da pandemia. Deverá realizar-se em janeiro ou fevereiro, com data ainda por definir.
Corpo do artigo
A verba destinada à realização dos projetos vencedores é de 25 mil euros, dos quais 7,5 mil euros são para os projetos de âmbito escolar.
Nessa vertente concorrem cinco projetos: "Desporto e lazer, dá saúde e prazer!", da Associação de Pais da Escola Básica nº2 do Cerro; "Digital e Robótica", de Tomás Santos, estudante na Trofa; "Ludoteca do Futuro", da Associação de Pais da Escola Básica de Fonteleite; "Mais diversão melhor educação, na EB 2,3", de Maria Lima, Afonso Dias, Márcia Moreira e Mariana Moreira, alunas da EB 2,3 Professor Napoleão Sousa Marques e "We Love Sports", de Pedro Carvalho e Carolina Ferreira, alunos da Escola Secundária da Trofa.
No âmbito concelhio, foram validadas três propostas: "Atelier do Samba", de Duarte Santos, Mafalda Nunes e Manuela Silva; "Dispositivo de avaliação do estado das estradas", de Nuno Nogueira e "IntergeraSom", de Ana Veiga, Rui Costa e Inês Oliveira.
Todos os anos, a Câmara da Trofa dispõe de uma verba de 25 mil euros para a concretização dos projetos vencedores, dos quais 17,5 mil euros são de âmbito geral ou associativo e 7,5 mil euros são de âmbito escolar.