Nova ligação a Águeda é a obra de maior expressão com 36,5 milhões. Autarquia reserva 17,4 milhões para equipamentos culturais
Corpo do artigo
O ano de 2025 volta a ser um ano “recorde” para a Câmara de Aveiro, no que às Grandes Opções do Plano e Orçamento diz respeito. O documento foi aprovado esta quinta-feira, em reunião de executivo, e tem a dimensão financeira mais elevada de sempre, com um orçamento de 218,2 milhões de euros – mais 48,2 do que o deste ano, que era, à data, o mais avultado. Um dos motivos é a comparticipação da autarquia para a construção do eixo de ligação Aveiro-Águeda, na ordem dos 36,5 milhões de euros.
“Temos uma dimensão de orçamento recorde. Mas não esquecer porque é que existe. O primeiro contribuinte é o eixo de ligação Aveiro-Águeda”, explicou o presidente da Câmara, Ribau Esteves. À semelhança da autarquia aguedense, a de Aveiro vai comparticipar a obra em 36,5 milhões de euros. A mesma será, ainda, financiada por fundos comunitários do Plano de Recuperação e Resiliência (PRR).
Cultura, desporto e IMI
Nos destaques para o próximo ano, Ribau Esteves evidenciou a qualificação e ampliação do Hospital de Aveiro, assim como o apoio prestado à Universidade de Aveiro no desenvolvimento do projeto do Centro Académico Clínico (CAC). “O que ficará por baixo dos dois edifícios [ampliação do hospital e CAC] é o terreno da Câmara, que entregaremos sem qualquer contrapartida”, sublinhou o autarca.
Na área da cultura, estão previstos 17,4 milhões de euros de investimento em equipamentos, entre os quais a qualificação do Museu Santa Joana (4,2 milhões), a adaptação da antiga biblioteca para Museu de Arte Cerâmica e Contemporânea (3,9) e a criação, em Requeixo, do Museu da Terra (1,9).
O lote de investimentos inclui, também, a construção do novo pavilhão municipal, com custo previsto de 18,4 milhões de euros, e a requalificação do bairro da Beira-Mar, por 8,4.
No que ao “pacote fiscal” diz respeito, a maioria do executivo aprovou manter as taxas e impostos municipais, com o IMI a continuar nos 0,35%.