A organização do festival "Andanças" tem um seguro que cobre os danos resultantes do incêndio ocorrido, quarta-feira, num parque de estacionamento nas imediações do recinto, em Castelo de Vide.
Corpo do artigo
"A organização tem um seguro que cobre os danos e agora estamos em contacto com a seguradora para avaliar tudo", disse aos jornalistas, no local, a responsável pela Coordenação Executiva e Sustentabilidade do evento, Graça Gonçalves.
O incêndio destrui 422 viaturas e afetou parcialmente outras nove.
5319953
Embora sem ferimentos graves, três pessoas foram assistidas no local, duas das quais foram transportadas para o hospital de Portalegre por inalação de fumos.
"Sabemos apenas que ele [o incêndio] deflagrou no parque de estacionamento, supostamente num carro que se incendiou e depois teve um efeito de contágio, atingindo várias dezenas ou mesmo centenas de carros. Não podemos avançar um número porque essa peritagem está ainda a decorrer", afirmou o presidente da Câmara de Castelo de Vide, António Pita.
O autarca referiu tratar-se de uma "situação catastrófica, pela dimensão que teve, do ponto de vista dos prejuízos materiais, que são avultados".
António Pita referiu que o plano de emergência foi bem executado.
A Proteção Civil adiantou que quatro mil pessoas foram retiradas do recinto, por precaução.
De acordo com fonte da GNR, centenas de viaturas ficaram danificadas devido ao incêndio nas imediações do festival.
"O recinto do festival não esteve em perigo", explicou a fonte da GNR.
O "Andanças" - Festival Internacional de Danças Populares decorre desde segunda-feira nas margens da albufeira de Póvoa e Meadas, no concelho de Castelo de Vide.
Promovida pela PédeXumbo, Associação para a Promoção da Música e Dança, a 21.ª edição do festival esperava receber, até domingo, 40 mil visitantes, numa área de 28 hectares.
Em agosto de 2010, o recinto onde se realizou o festival Andanças, em Carvalhais, em São Pedro do Sul, teve ordem de evacuação devido a um incêndio no concelho de São Pedro do Sul.
Mais tarde, a Proteção Civil considerou que não era necessário evacuar o espaço, mas a organização do festival deu seguimento à ordem inicial.