Óscar Afonso é o novo diretor da Faculdade de Economia do Porto (FEP), sucedendo a José Varejão. O professor catedrático tem como prioridade no seu mandato o reforço da FEP como uma das grandes escolas de Economia e Gestão do país.
Corpo do artigo
"A minha maior expectativa como diretor da FEP é que todos se consigam identificar com as prioridades, objetivos e medidas, de modo que rememos todos para o mesmo lado rumo à excelência. A ambição é conseguir uma FEP colaborativa com o resto da Universidade do Porto e com uma atitude ambiciosa e inovadora capaz de responder permanentemente aos desafios sociais, económicos, ambientais e tecnológicos", destaca Óscar Afonso, em nota à comunicação social enviada pela FEP.
A cerimónia de tomada de posse de Óscar Afonso, perante o Reitor da Universidade do Porto, terá lugar no dia 21 de março, às 10 horas, na Biblioteca do Fundo Antigo da Universidade do Porto.
O plano de ação a que se propõe para os próximos quatro anos estrutura-se em torno de três objetivos estratégicos: ensino, investigação e impacto na sociedade; e em dez eixos estratégicos dos quais fazem parte a internacionalização da escola, a responsabilidade social, o desenvolvimento sustentável e a transformação digital, entre outros.
Óscar Afonso chega à liderança da escola onde cumpriu todo o seu percurso académico, depois de ser eleito pelo Conselho de Representantes da Faculdade. O professor está ligado há mais de três décadas àquela instituição, onde atualmente dá aulas nos três ciclos de estudos: licenciaturas, mestrados e doutoramentos.
O novo diretor da FEP é autor de livros, de mais de 130 artigos em revistas científicas internacionais, realizando, a par da carreira académica, diferentes trabalhos de consultadoria, como membro da equipa técnica e como coordenador.