Milhares de clientes cruzam a fronteira para fazer compras no espaço que foi considerado terceiro melhor da Europa.
Corpo do artigo
Abriu portas há duas décadas e é, cada vez mais, a meca das compras de milhares de espanhóis. Ano após ano, aumentam os clientes e as vendas. As marcas de luxo, a localização e o cuidado nos espaços são os segredos do sucesso. O Vila do Conde Porto Fashion Outlet foi eleito o 3.º Melhor Outlet da Europa. Em novembro, abre uma nova ampliação. São mais 30 lojas, num investimento de 30 milhões de euros e a aposta da holandesa Via Outlets “veio para ficar”.
“Grande parte da nossa clientela são espanhóis. Temos muitos que fazem 150 ou 200 quilómetros para vir cá de propósito”, assegura Miguel Martins, que há dois anos trabalha ali, na Sacoor Blue. O turismo – com a Galiza à cabeça – já pesa mais de 20% no total das vendas do centro comercial. Mas, afinal, qual é o segredo de um outlet que até na pandemia gerava “filas e longas horas de espera”? Miguel diz que são as promoções, é ter “o metro à porta”, são as “marcas premium”, mas, acima de tudo, “o valor que é dado ao cliente”.
O business director da Via Outlets, Jorge Pinto Fernandes, concorda: “Mais do que um destino de compras, é hoje um espaço onde estilo, conforto e hospitalidade se encontram. A atenção ao detalhe e ao serviço prestado a quem nos visita diferencia-nos”.
Quanto aos espanhóis, é claro: “Valorizam a qualidade e a diversidade das marcas, a possibilidade de encontrar um espaço confortável, luminoso e moderno, e demonstram grande interesse por momentos de maior dinamismo comercial”, acrescenta, empenhado em continuar a afirmar o outlet vila-condense no Norte de Portugal e na Galiza, tirando partido do “forte crescimento económico e turístico” da região.
Ali, as últimas quintas-feiras do mês são sempre sinónimo de preços mais baixos e de muita gente, com filas que entopem muitas vezes a A28 (Porto-Viana). “São sempre dias de muito movimento e, sobretudo, nas lojas das marcas de desporto, as promoções normalmente compensam”, explica Mariana Soares. Acaba de sair da Adidas. A jovem comprou um fato de treino e umas sapatilhas. Numa volta pelo centro comercial, não há uma loja vazia. Na praça da alimentação, escasseiam os lugares para sentar.
Duas décadas sempre a subir
O outlet de Vila do Conde abriu portas em novembro de 2004 pela mão da espanhola Neinver. Em 2017, foi comprado pelo grupo Via, que gere onze outlets em nove países da Europa (entre os quais o Freeport, em Alcochete). São 25 mil metros quadrados, 137 lojas, quase mil funcionários. Em 2021, começaram os investimentos: 13 milhões nas áreas comuns, mais quatro milhões no Retail Park (com sete novas lojas). Vieram novas marcas. Boss, Hacket e Karl Lagerfeld são apenas três. Em 2023, anunciava-se novo investimento.
Novas áreas vão abrir portas em novembro
A expansão do outlet está em marcha: muita luz natural, um jardim de inverno, um lago e um espaço de lazer no exterior, uma zona de restauração “premium” com serviço à mesa e uma obra de arte suspensa, espaço para eventos, formação e acolhimento de grupos de turistas. Na decoração há mais madeiras, montras mais altas, um espaço de “continuidade com o existente, mas um bocadinho mais sofisticado”. O objetivo, explica Guilberto Aguiar, responsável ibérico de desenvolvimento da Via Outlets, é sempre o mesmo: “Conseguir provocar um efeito: ‘Uau!’ a quem nos visita”. São mais 10 mil m2 de área, 30 lojas, quatro restaurantes e 300 novos postos de trabalho, num investimento total de 30 milhões. Tudo, garante Catarina Tomaz, diretora de Marketing da Via Outlet Portugal, “para abrir em novembro”. As novas lojas são segredo bem guardado, mas Jorge Pinto Fernandes adianta que haverá “marcas premium que se irão estrear” no país.