Carlos Duarte, pároco de Guilhabreu, Vila do Conde, está infetado com covid-19 e internado no Hospital Pedro Hispano, em Matosinhos.
Corpo do artigo
Antes de ser internado, o padre, de 91 anos, celebrou missas nas freguesias de Mindelo e de Guilhabreu, onde orientou ainda o ensaio do grupo coral.
A população está assustada e lamenta que a informação não tenha sido, de imediato, divulgada pela Diocese do Porto, a fim de alertar quem possa ter estado em contacto com o pároco.
O padre Carlos Duarte, que em 2016 completou 55 anos à frente da paróquia de Guilhabreu, foi internado na passada segunda-feira. Umas horas depois, o resultado do teste haveria de dar positivo à covid-19.
Um dia antes, devido às férias do padre de Mindelo, Carlos Duarte foi celebrar missa àquela freguesia. Em Guilhabreu, celebrou ainda várias missas durante a semana anterior e presidiu, a meio da semana, ao ensaio do grupo coral.
Ao que o JN conseguiu apurar, antes de manifestar os primeiros sintomas que levariam ao seu internamento, o pároco terá estado ainda num almoço de família. Haverá pelo menos um familiar já infetado e vários elementos do grupo coral de Guilhabreu.
Nas duas freguesias, lamenta-se a falta de informação que evite a propagação do vírus.
"Não entendo! As pessoas deviam ser avisadas logo. Quem esteve na missa, quem foi à comunhão, quem esteve perto do padre. A delegação de saúde não sabe quem lá esteve. A própria igreja devia ser desinfetada", afirmou, ao JN, um morador, que prefere manter o anonimato.
Carlos Duarte está internado há uma semana. Esteve ventilado nos Cuidados Intensivos. Hoje, apresenta já ligeiras melhoras.