O pároco de Leça da Palmeira, Francisco Andrade, foi designado para substituir, nas paróquias de Lavra e Perafita, também em Matosinhos, o padre António Augusto Sousa, que faleceu na segunda-feira, aos 71 anos. O funeral realiza-se nesta quinta-feira, às 17 horas, em Baguim do Monte, Gondomar.
Corpo do artigo
Em comunicado, a Diocese do Porto lembra a "disponibilidade" demonstrada pelo padre António Sousa para "encontrar uma solução" relativamente à polémica recente em que se viu envolvido, ao não autorizar a saída da igreja de Lavra das imagens que há mais de 80 anos integram a procissão de Nossa Senhora de Fátima, em agosto, pretendendo substituí-las por outras adquiridas recentemente.
A decisão gerou um forte diferendo com a população, designadamente com a comunidade piscatória de Angeiras, que é muito devota da santa, e a comissão de festas de Lavra acabaria por demitir-se em bloco a 13 de maio, ficando as celebrações de agosto suspensas.
No entanto, nas últimas semanas estavam a ser desenvolvidos diversos esforços - incluindo reuniões - entre o padre, paroquianos e Diocese, com o objetivo de alcançar um acordo entre as partes, o que veio a acontecer antes do falecimento de António Sousa. Aliás, no passado dia 25 de junho seria anunciado que a nova comissão de festas já tinha assumido funções e que "a procissão irá realizar-se nos mesmos moldes dos anos anteriores". Ou seja, com o desfile, entre a igreja de Lavra e a Praia dos Pescadores, em Angeiras, das imagens que se encontram na igreja da vila e que há várias décadas fazem parte das festas em honra de Nossa Senhora de Fátima.
A Diocese do Porto sublinha o “desejo de encontrar a paz que o motivou [o padre] ao diálogo e a convidar um sacerdote vizinho para ajudar à realização da festa do dia 11 de agosto”. No mesmo comunicado, salienta-se ainda que “as propostas de solução a que [o pároco e o bispo, Manuel Linda] iam chegando deveram-se sempre à colaboração do pároco e nunca resultaram de qualquer imposição”.