A empresa gestora do sistema de bilhética Andante da Área Metropolitana do Porto (AMP) diz querer arrancar com a implementação dos pagamentos "contactless" até ao final de março de 2024. A solução está prevista desde o arranque do projeto-piloto na linha de metro do Aeroporto, em julho de 2021.
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É possível, desde julho de 2021, pagar viagens no metro do Porto ao encostar um cartão bancário a um validador. Mas esta possibilidade só existe, desde então, para embarcar na linha Violeta (até ao aeroporto) do metro do Porto ou nos autocarros da linha 500 da STCP. E para a alargar, é necessária a troca de todos os validadores amarelos existentes na rede.
De acordo com a agência Lusa, que cita fonte oficial dos Transportes Intermodais do Porto (TIP), a empresa que gere a bilhética Andante, o sistema de pagamento com cartão bancário, smartphone ou smartwatch poderá ser implementado em toda a rede Andante até ao final de março de 2024. Este alargamento está já previsto desde a implementação do projeto-piloto.
A este alargamento do sistema está associada a aquisição de novo equipamento, já que o software dos atuais validadores amarelos não aceita outros títulos que não os tradicionais. É necessária ainda a adesão deste sistema por parte de todos os operadores da AMP. Ou seja, o procedimento será realizado por fases.
A primeira, de acordo com a mesma fonte citada pela Lusa, diz respeito ao projeto-piloto já implementado. Seguir-se-á, então, a expansão do sistema a todos os operadores, à medida que estiverem disponíveis novos validadores. A terceira e última fase será a implementação do "smart ticketing".
Equipamento está atrasado
"Devido aos atrasos de fornecimento, motivados pelo rescaldo da situação provocada pela covid-19, está a decorrer agora a preparação (certificação de equipamentos) do arranque da segunda fase", disse a mesma fonte.
Assim, "as datas de implementação dependem da evolução e modernização dos sistemas de bilhética dos operadores", ocorrendo o alargamento a toda a rede Andante "à velocidade dessa evolução e modernização".
Em termos técnicos, "a implementação depende fundamentalmente da instalação de validadores (equipamentos de validação adquiridos pelos operadores) de última geração (cEMV ready - Níveis 1 e 2), já prevista nos processos de evolução dos sistemas de bilhética dos operadores da AMP".
Questionada sobre se além da Metro do Porto, STCP e CP os pagamentos "contactless" poderão ser incluídos na nova rede metropolitana de autocarros "Unir", cujo arranque está previsto para outubro, fonte do TIP refere que "está a avaliar cenários para esta implementação, com a AMP e operadores da futura rede UNIR". "Qualquer produto de bilhética lançado na AMP pelo TIP destina-se sempre a englobar todos os operadores aderentes ao Sistema Intermodal Andante", refere a empresa.