Uma descida de rafting do Pai Natal no rio Minho, que se tornou tradição em Melgaço, nesta altura do ano, está marcada para o fim da manhã de 21 de dezembro.
Corpo do artigo
A iniciativa integra o calendário da animação natalícia naquele concelho do Alto Minho, que foi divulgado pelo município, de 6 a 28 de dezembro. Contempla atividades culturais e lúdicas, como desporto radical com a presença do pai Natal e entretenimento para todas as idades, desde exposições, a espetáculo de teatro, conto infantil, workshop de culinária, uma parada de Natal, sessões de cinema e animação de rua. As celebrações de Natal em Melgaço começam no dia 6 de dezembro, com a inauguração da iluminação de rua.
Segundo nota de imprensa da câmara de Melgaço, a chegada do pai Natal é “um dos dias mais aguardados das festividades”. Pelas 11 horas do dia 21 de dezembro, descerá o rio Minho de rafting até à praia de Arbo (junto à ponte internacional), para “entregar uns miminhos aos mais pequenos”.
“Esta ação, que acontecerá em parceria com a Associação Melgaço Radical, combina a tradição natalícia com a adrenalina que caracteriza Melgaço, o destino mais radical de Portugal. Ao início da tarde, pelas 14 horas, o pai Natal estará no Largo Hermenegildo Solheiro para receber todas as crianças e graúdos”, informa ainda a autarquia.
A programação de Melgaço arranca no dia 7, com inauguração de uma exposição coletiva, "Circolartes VIII", na Casa da Cultura de Melgaço, acompanhada do espetáculo musical “Lost Tapes From the Past”, de Pedro Costa, que estará patente ao público até 15 de janeiro de 2025.
A tarde de 8 de dezembro será dedicada a uma gala de Natal, "Melgaço em Patins”, organizada pela Associação Melgaço em Patins, no Centro de Estágios de Melgaço, para os jovens atletas mostrarem o seu talento na patinagem artística.
Entre 9 e 11 de dezembro, a Casa da Cultura acolherá um espetáculo de teatro de Natal destinado à comunidade escolar e aos Centros de Dia do concelho.
Outro ponto alto da programação será uma “Parada de Natal” no dia 20 de dezembro (14 horas), um desfile que "transformará as ruas da vila numa autêntica festa natalícia”. Ao anoitecer, a freguesia de Penso celebrará a “Alumiada a São Tomé, uma tradição que decorrerá nos diferentes locais da localidade, fortalecendo o espírito comunitário”.
Finalmente, na tarde de 23 de dezembro, o centro da vila “será preenchido com animação itinerante, um pouco por todas as ruas de Melgaço, protagonizada pela Churra da Terra Natal”, que pretende “envolver a população local e os visitantes no espírito da quadra festiva”.