Pais e mães do Técnico dispensados das aulas após licença de parentalidade
Medida aplica-se aos professores do Instituto Superior, depois do nascimento ou adoção de criança. Visa dar-lhes mais tempo para a família.
Corpo do artigo
O Instituto Superior Técnico de Lisboa tem uma medida inovadora, que permite dispensar os docentes de lecionar durante um semestre, depois de terminada a licença de parentalidade. O objetivo é que as mães e os pais possam regressar ao mundo laboral com mais calma, tendo como foco o trabalho de investigação e a família. Ana Carvalho, investigadora do Centro de Estudos de Gestão do Técnico, foi uma das docentes a usufruir da medida e garante ter sido uma ajuda a "300%".
Em setembro de 2023, Ana entrou em licença de parentalidade. Tinha acabado de adotar as duas filhas, na altura com dois e quatro anos, e, nos primeiros seis meses, viveu em exclusivo para as crianças. Mas quando a licença terminou, o trabalho chamava. No entanto, graças à medida do Técnico, onde Ana Carvalho é professora, pôde pedir dispensa de dar aulas durante um semestre e fazer uma transição mais "suave".