Sistema melhora a qualidade do ar e elimina microrganismos. Meta é dar mais segurança no regresso às aulas.
Corpo do artigo
É um regresso às aulas atípico e marcado por receios, por isso, a Associação de Pais do Centro Escolar de Mouriz, em Paredes, que já tem feito grandes investimentos para melhorar a qualidade de vida dos alunos, pesquisou e resolveu oferecer à escola três equipamentos com sistema de ozonização. "Uma solução eficiente para eliminar microrganismos e desinfetar espaços", explicam.
Perante as "incertezas" e "preocupações", estas máquinas são "uma mais-valia" e visam dar um sinal aos pais e a toda a comunidade educativa, passando "um sentimento de segurança, tranquilidade e confiança", explica Nilza Gomes, presidente da Associação de Pais. O investimento foi de dois mil euros.
Em dezembro do ano passado, os pais já tinham oferecido 10 computadores novos, no valor de quase quatro mil euros, e no ano letivo anterior, seis quadros interativos que custaram 11 250 euros. Este ano, e perante a pandemia, "há mais preocupação nos pais".
A escolha recaiu nos equipamentos de ozonização que permitem "potenciar a desinfeção e higienização" da escola, acredita a associação. Servem de complemento a todas as medidas de prevenção já previstas, desde o desfasamento de horários à sinalização e aos recreios divididos, diz a coordenadora do centro escolar, Lurdes Babo, satisfeita com a "prenda".
Grande apoio
"A Associação de Pais é parceira da escola e tem sido um grande apoio para resolver as necessidades que vão surgindo. Isto vai melhorar a qualidade do ar e pode ajudar no combate à disseminação da covid-19", diz o subdiretor do Agrupamento de Escolas de Paredes, Miguel Cavadas.
As máquinas podem fazer uma desinfeção rápida, de 30 minutos, ou uma limpeza mais intensa de uma a duas horas.
A escola, com 330 alunos, tem 16 salas de pré-escolar e primeiro ciclo, a que se somam as zonas comuns e a cantina. "O ozono é um gás que se infiltra, atuando em todos os cantos da sala", salienta a presidente da Associação de Pais.