Os pais dos alunos da Escola Básica de Cabeda, em Valongo,reclamam obras de fundo, alegando que chega a chover dentro do estabelecimento de ensino. Pedem também mais funcionários. A Câmara diz que já fez várias intervenções, como a substituição do telhado, e brevemente levará a cabo uma remodelação profunda.
Corpo do artigo
“Está mesmo em frente à Oficina do Brinquedo e, para vergonha absoluta, temos uma escola que está degradada aos olhos de quem queira ver. Uma escola velha, sem cobertos para as crianças, quando chove os meninos ficam todos encharcados”, denuncia Tânia Mendes.
“Chove no pavilhão e têm que colocar baldes. Desde o início do ano letivo que só há uma casa de banho. A outra está entupida e com os azulejos a cair. Os alunos do 4.º ano usam mesas e cadeiras da pré-primária”, acrescenta Cátia Coelho, garantindo: “Fui cá aluna e está exatamente igual”.
Os encarregados de educação criticam ainda a falta de funcionários, referindo que existem apenas seis para cerca de 140 crianças. “Já falamos e escrevemos para todo o lado e sentimos que somos desprezados, ficamos de coração nas mãos quando deixamos os nossos filhos nesta escola abandonada”, refere Tânia Mendes.