A festa do Senhor dos Navegantes, este domingo nas ruas das Caxinas, Vila do Conde, com 16 andores, recebeu a bênção do Papa Francisco. Foi saudada pelo líder da Igreja Católica com a mensagem “todos, todos, todos”.
Corpo do artigo
“Na hora, é inspiração divina!”, diz Anabela Pontes, olhando, com orgulho, a irmã, Joana, que acaba de enfeitar o Santo António. Anabela e Joana são a terceira geração da família a decorar os andores. O Senhor dos Navegantes é a grande festa das Caxinas (Vila do Conde) e o orgulho da maior comunidade piscatória do país. Ali, a fé é inabalável e, este ano, saiu reforçada pela bênção do Papa Francisco. Por isso, a festa tem “um sabor especial”. A procissão sai este domingo à rua, com 16 andores, carregados pelos pescadores da terra e são esperados milhares para ver.
“A minha avó já era zeladora de Santo António. Depois, foram-nos pedindo e, agora, enfeitamos também o Senhor na Prisão, o S. Francisco e o S. Clemente”, continua a contar Anabela. O pai veio ajudar. Também ele andou ao mar e tantas vezes carregou o Senhor dos Navegantes. É ali que, naquele dia, os pescadores agradecem a proteção e buscam ajuda divina.