O Papa Francisco recebeu esta manhã de quarta-feira uma capa de honras Mirandesa das mãos do presidente da câmara de Miranda do Douro, Artur Nunes, durante a audiência pública das quartas-feiras.
Corpo do artigo
"Foi com grande honra que oferecemos hoje ao Papa Francisco uma capa de honras Mirandesa. Ele a vestiu e disse-me que os portugueses devem ser muito fortes por poder transportar esta capa", contou o autarca.
A capa de honra, confecionada em burel, é uma peça de vestuário tradicional daquele concelho que antigamente era usada pelos "boieiros" (guardadores de vacas) e pastores por ser muito pesada e quente os resguardava do frio nos muitos meses de inverno.
Apesar de forte e robusta é adornada com belos recortes bordados. Tem um cabeção "honra", pala, orlas das abas e da racha, atrás são ornadas com aplicações de burel finamente recortadas, cosidas à mão sobre o fundo intermédio de tecidos de lã preto.
Atualmente é uma das mais ilustres peças do artesanato local e utilizada em qualquer tipo de cerimónias, nomeadamente pelo presidente da câmara quando recebe pessoas de destaque nos paços do concelho. A capa de honras oferecida ao Papa foi confecionada por artesãos de Miranda do Douro.