Quem tiver mais de 70 anos, fizer prova de insuficiência de rendimentos e residir em Paranhos, no Porto, passa a poder usufruir de um kit para a medicação semanal, com os remédios separados por dias (e refeições), nas doses certas.
Corpo do artigo
O projeto, iniciado este mês, chama-se "Pharma Paranhos", conta com a adesão de todas as farmácias da freguesia e os interessados podem tratar da inscrição nos serviços da junta. Satisfeito por poder ajudar e pela recetividade, o autarca de Paranhos, Miguel Seabra, adianta que o programa, em prol da "saúde pública", reúne "quatro centros e 18 farmácias". Se a inscrição for aprovada, o utente passa a dispor de um cartão, cuja leitura informática é feita nos terminais dos estabelecimentos farmacêuticos.
"É uma maravilha!", exclama Maria da Conceição Ramos, contente pelo auxílio, já que os seus "81 anos e meio" levavam-na a fazer "uma ou outra troca", de forma impensada. Agora, com o kit, não há desculpa para falhar a toma. Tudo pode ser feito "certinho". Confiante na melhoria dos procedimentos, tem recomendado o "Pharma Paranhos" a amigos e amigas da sua faixa etária.
A Associação Nacional de Farmácias (ANF) também é parceira no projeto. Carla Oliveira, da estrutura da ANF e proprietária da "Farmácia Viamial", só vê vantagens: "[Os utentes] podem tomar o medicamento certo, na hora certa e na dose certa. Ficam mais estáveis. Não há desperdícios (kit só leva o necessário, o resto do conteúdo das caixas fica nos estabelecimentos) e o SNS agradece, porque há menos internamentos e idas à urgência".
Combater a solidão
Em outubro arrancará outro projeto, também importante, direcionado à população idosa. Nas palavras de Miguel Seabra, o "Paranhos com tempo" visa "combater a solidão e dar retaguarda" aos mais velhos. Tudo numa base de voluntariado. A iniciativa envolve a Cruz Vermelha e a organização GasPorto, da Universidade. O presidente está empenhado, convicto que irá suprir uma carência muito sentida na freguesia. As candidaturas à bolsa de voluntários deverão abrir em setembro.