A Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil (ANEPC) diz que o helicóptero ligeiro de combate inicial a fogos florestais vai sair do Centro de Meios Aéreos (CMA) de Braga porque as atividades de paraquedismo que ali são desenvolvidas podem comprometer a "resposta imediata e permanente". O destino será Famalicão.
Corpo do artigo
O referido helicóptero ligeiro de intervenção rápida será assim deslocalizado para Famalicão. Tal como o JN noticiou no final de maio, o heliporto do Campus da Proteção Civil de Famalicão vai receber o meio aéreo ligeiro de primeira intervenção a fogos florestais.
Perante esta decisão a CIM (Comissão Intermunicipal) do Cávado já manifestou a sua discordância do Ministro da Administração Interna. Os municípios consideram esta decisão "imponderada e precipitada".
Foi com "absoluta e total estupefação" que dizem ter tido conhecimento da decisão pela comunicação social e manifestam preocupação com a "eficácia do ataque inicial" no Parque Nacional da Peneda Gerês e Reserva Mundial da Biosfera, que, considera, ficará "desprotegido com menos um meio aéreo ligeiro para atuar".
Decisão de caráter operacional
Mas, a ANEPC já explicou que se trata de uma decisão de "caráter operacional" que surge "pela necessidade de garantir uma base de operação na qual não seja comprometida a resposta imediata e permanente do helicóptero de ataque inicial, cujo sucesso depende em larga medida da rapidez de despacho e descolagem do meio aéreo".
Acrescenta que "atividade de paraquedismo", que decorre no aeródromo de Palmeira (Braga) onde está instalado o Centro de Meios Aéreos, "compromete o tempo de resposta do helicóptero de ataque inicial". Porque, esclarece a mesma fonte, "desde o momento da largada até à aterragem do último paraquedista, não pode haver motores em marcha".
Entretanto, segundo a ANEPC, na sub-região do Cávado mantém-se o helicóptero pesado do CMA de Braga, a Norte os dois helicópteros ligeiros do CMA de Arcos de Valdevez, a Este o helicóptero ligeiro do CMA de Fafe e a Sul o helicóptero ligeiro do CMA de Famalicão.