O município de Paredes foi nomeado Capital Euro-Atlântica do Desporto 2027, uma distinção atribuída pelo ACES Europe e que representa "o reconhecimento do esforço do trabalho desenvolvido na promoção da atividade física para todos".
Corpo do artigo
Esta nomeação de Paredes foi atribuída na sequência de uma candidatura portuguesa apresentada pelo município em julho deste ano, à Capital Euro-Atlântica do Desporto 2027, que assenta em três pressupostos: a excelência das instalações desportivas, a inclusão social e a inovação dos programas de desporto municipal.
A distinção representa "o reconhecimento do esforço do trabalho desenvolvido pelo concelho de Paredes na promoção da atividade física para todos, com programas desportivos inclusivos, e aposta no desporto adaptado, na valorização dos clubes e do associativismo e no investimento dedicado à construção e melhoria em instalações desportivas".
"O documento da candidatura de Paredes a Capital Euro-Atlântica do Desporto 2027 representa a afirmação de uma vivência profunda, diversa e integrada do desporto no concelho. Em Paredes, o desporto é muito mais do que prática física: é um instrumento de inclusão social, promoção da saúde, educação e fortalecimento dos laços comunitários, estando firmemente enraizado no quotidiano da população", refere o município.
O Município de Paredes desenvolve cerca de 20 programas desportivos municipais que asseguram o acesso equitativo e inclusivo à prática desportiva por todas as faixas etárias e grupos sociais. Esta estratégia tornou o desporto um dos eixos estruturantes da política local, consolidando Paredes como uma comunidade ativa, saudável, confiante e unida em torno dos valores desportivos com o lema "Paredes vive o desporto".