Exposições de artesplásticas, oficinas abertas ao público, roteiros e visitas guiadas a empresas e a património, formações, seminários e tertúlias compõem o programa da primeira Bienal Internacional das Artes em Madeira, que se realiza em Paredes entre o próximo dia 12 e 15 de novembro.
Corpo do artigo
As atividades são gratuitas e há iniciativas para “todos os públicos”. São mais de dois meses dedicados a uma indústria marcante no município. “É uma oportunidade única para explorar a riqueza cultural e o legado artesanal que o concelho tem preservado e inovado ao longo dos anos”, destaca a organização, que é da responsabilidade da Câmara e da ASEP- Associação de Empresas de Paredes.
A Casa da Cultura de Paredes, a Biblioteca Municipal, o novo Centro Cultural e outros espaços emblemáticos do concelho serão epicentros das atividades que “celebram a madeira em todas as suas vertentes”. Das técnicas ancestrais à atual capacidade tecnológica das empresas do concelho, o objetivo é ter um retrato abrangente do setor.
“A Bienal Internacional das Artes em Madeira de Paredes vem reforçar a aposta do município nos eventos culturais que têm a capacidade e a mais-valia de transformar o território em atração turística, captar visitantes e promover a indústria do mobiliário”, afirma o presidente da autarquia, Alexandre Almeida, citado em comunicado.
Toda a programação estará disponível online, no site oficial da bienal, onde será possível fazer a inscrição nas várias atividades.