Últimos ajustes no espaço verde prolongaram empreitada de 1,6 milhões de euros, em Paranhos, no Porto, que arrancou em julho de 2020. Projeto demorou cinco anos a sair do papel.
Corpo do artigo
"Ligeiros ajustes" no Parque da Asprela, em Paranhos, no Porto, prolongaram a empreitada do espaço verde e empurraram a inauguração para o próximo mês. A data de conclusão contratual era fevereiro, mas o parque deverá, afinal, abrir à população até ao final de março. A Câmara do Porto afirma que "a expectativa era abrir até ao final do primeiro trimestre". A obra representa um custo superior a 1,6 milhões de euros.
14278192
Entre os últimos pormenores a acertar, esteve, por exemplo, o ajuste da localização da plantação de certas árvores e arbustos. Há vários meses que o parque, com pontos de iluminação instalados e caminhos pavimentados, aparenta estar praticamente pronto, mas algumas máquinas ainda permanecem no local.
Dois quilómetros
Esquecida a vegetação e o descampado onde, semanas antes de começarem os trabalhos, houve três incêndios, o novo parque dará lugar a cerca de dois quilómetros de percursos pedonais e cicláveis.
O projeto de construção do parque demorou cerca de cinco anos a sair do papel, mas mesmo depois de o concurso público ter sido lançado e as obras adjudicadas, o espaço verde esteve cerca de um ano encravado à espera do aval do Ministério das Finanças para reprogramar o Fundo Ambiental.
12148589
À data, a tutela explicou que foi a pandemia que atrasou essa luz verde. Muitos residentes acreditavam até que o projeto tinha sido abandonado, perante um outdoor no local, com a planta do projeto, que já estava, na altura, desbotado.
A obra foi adjudicada em outubro de 2019 à empresa Camacho Engenharia, que previa começar os trabalhos no início do ano seguinte. Avançou no final de julho de 2020 e será inaugurada no próximo mês.