Parque de estacionamento dos Poveiros encerrado devido a perigo de derrocada de prédio
O parque de estacionamento dos Poveiros, no centro do Porto, foi encerrado esta sexta-feira, devido ao perigo de derrocada de um prédio nas imediações. O espaço já está a ser vedado pela Proteção Civil Municipal.
Corpo do artigo
Foram colocadas grades de proteção junto ao edifício e a rua está vedada ao trânsito. Todos os carros serão retirados do parque de estacionamento subterrâneo.
"Esta manhã, técnicos municipais da Proteção Civil realizaram uma avaliação ao prédio em ruína, sito na Praça dos Poveiros, Largo da Ramadinha e Passeio de S. Lázaro, n.º 18 a 21, tendo-se constatado a ocorrência de desmoronamento da fachada orientada a nascente", explica a autarquia. De acordo com o município, as paredes exteriores estão fragilizadas e em risco de desmoronamento, sendo que a fachada poente, à semelhança da fachada nascente, que já caiu, "apresenta uma altura correspondente a quatro pisos, cerca de 20 metros de comprimentos extensão e sem qualquer tipo de travamento, estando fortemente exposta às ações do vento e chuva". "Por outro lado, a fachada principal encontra-se com o seu travamento a meio vão (contraforte) afetado pelo desmoronamento da fachada lateral e com blocos em risco de queda, comprometendo assim a sua estabilidade com risco de desmoronamento sobre a via pública, colocando em risco a segurança de pessoas e bens", acrescenta a informação da Câmara do Porto.
Perante este cenário, é preciso avançar com uma "intervenção urgente" para mitigar os riscos. Assim, será alargado o perímetro de segurança, impedindo a utilização da rampa de saída do parque de estacionamento subterrâneo, assim como a circulação rodoviária no Passeio de S. Lázaro. E seráo desmontadas as estruturas em risco, designdamente as "fachadas correspondentes aos segundo e terceiro pisos".
"Durante a intervenção, poderão surgir novas situações que obriguem à tomada de outras medidas de mitigação. Entretanto, a circulação entre a praça do Poveiros e o Passeio de São Lázaro estará cortada ao trânsito enquanto durar a intervenção", diz a Câmara, assegurando que o parque reabrirá assim que estejam repostas todas as condições de segurança.