Parque de Vale do Tua e PORTUGALNTN vencem Festival Internacional de Cinema e Turismo
O filme do Parque Natural Regional do Vale do Tua (PNRVT), intitulado "O Destino do Amor”, venceu na categoria de Cultura e Património e “We are what we feel", da PORTUGALNTN arrecadou o primeiro prémio na categoria de Turismo de Natureza.
Corpo do artigo
“O Destino do Amor”, do PNRVT, produzido com a intenção de promover os recursos turísticos dos cinco municípios que integram o parque (Alijó, Carrazeda de Ansiães, Mirandela, Murça e Vila Flor), nomeadamente o astroturismo, conquistou, esta sexta-feira à noite, o 1º Prémio na categoria Cultura e Património, no Festival Internacional de Cinema e Turismo – Art&Tur, na cerimónia que aconteceu nas Caldas da Rainha.
Às estrelas, o vídeo junta os percursos pedestres, os miradouros, a cultura, o património, a paisagem, a biodiversidade, a gastronomia e os vinhos.
Para o diretor do PNRVT, Artur Cascarejo, este prémio “é mais uma prova do reconhecimento de todo o trabalho de promoção que temos realizado”.
O texto e guião do filme são da autoria de Ana Fragoso, assessora de imprensa do PNRVT. A produção ficou a cargo dos Estúdios Cave, com a participação ativa de toda a equipa do Parque e a supervisão do diretor. “Foi a primeira vez que decidimos apresentar-nos a este Festival e já percebemos que é um palco fantástico para promoção do nosso território, porque aqui estão os parceiros necessários para promover o Parque no exterior”, adianta o diretor, referindo-se a influenciadores, agências de viagens, entre outros promotores que, através do filme vídeo, ficaram a conhecer o território.
“Depois há também a componente do orgulho, por vermos o nosso trabalho reconhecido numa competição desta envergadura, mas mais importante por vermos a atenção com que o público assistiu ao nosso vídeo, a forma interessada como observava as nossas paisagens e os nossos produtos”, sublinha Artur Cascarejo.
O júri deste Festival foi constituído por 42 elementos, pessoas ligadas ao cinema e ao turismo, oriundas de 22 países diferentes.
O Festival ART&TUR teve a sua 1ª edição em Barcelos, em 2008, e desde então tem dado a conhecer as melhores produções audiovisuais de turismo realizadas em Portugal e no mundo.
Vídeo promocional de Trás-os-Montes e Douro
Já a empresa transmontana PORTUGALNTN escolheu o território de Trás-os-Montes e Douro para produzir um vídeo promocional que lhe valeu o primeiro lugar na categoria de Turismo de Natureza, na competição internacional.
“We are what we feel”, é o título do filme que pretende promover os recursos de um território com uma forte identidade, reconhecida pela paisagem, pela gastronomia com os seus sabores e saberes, pelos vinhos, pela cultura e património e, sobretudo, pela forma hospitaleira como as comunidades locais recebem os visitantes.
A PORTUGALNTN tem levado o referido vídeo a Feiras e outros eventos do setor do turismo, tendo divulgado o filme junto dos respetivos parceiros, sobretudo os internacionais. É por essa razão que o vídeo foi criado originalmente na língua inglesa.
O fime foi produzido com recursos próprios. A “história” deste trabalho de promoção, da empresa e do produto turístico que a região representa, foi escrita e alinhada por Ana Fragoso, colaboradora da PORTUGALNTN na área da comunicação, que também criou o guião que serviu de base a todo o trabalho de produção e realização.
A captação e edição de imagem são da responsabilidade de Marco Gil, da PORTUGALNTN, e todo o trabalho de produção foi feito em equipa dentro da própria empresa. “Nós somos a identidade da nossa empresa e o somos também o resultado do que o nosso território nos faz sentir, somos parte integrante do que nos rodeia”, refere João Neves, sócio-gerente da empresa. Desta comunhão com o território “resulta a imagem que a PORTUGALNTN, nos seus nove anos de existência, sempre defendeu e promoveu”, acrescenta.
“Somos, verdadeiramente, parte do que sentimos”, afirma Domingos Pires, também sócio-gerente, duplamente satisfeito pela vitória em dois níveis distintos, nacional e internacional, “porque, em simultâneo, promove a empresa e promove a região onde desenvolvemos 80% do nosso trabalho”, revela.
O festival ART&TUR decorreu de 23 a 27 de outubro nas Caldas da Rainha. Ao longo de diversas sessões temáticas, foram exibidos os filmes finalistas, em diferentes categorias, os melhor pontuados por um júri internacional.