Vinte roteiros autoguiados do Parque Natural Regional do Vale do Tua (PNRVT) - distribuídos por 12 percursos pedestres, três rotas de birdwatching e cinco rotas temáticas -, 576 pontos de interesse, 650 fotos, mapas exclusivos e audioguia automático por aproximação, estão disponíveis numa app que funciona 100% offline.
Corpo do artigo
Trata-se da app Walkbox que passa a ser mais uma ferramenta para promover o turismo de natureza no território de 25 mil hectares que engloba os concelhos de Mirandela, Vila Flor, Carrazeda de Ansiães, no distrito de Bragança, e ainda Alijó e Murça, no distrito de Vila Real.
Trata-se de uma aplicação para “promover de forma integrada, em termos nacionais e internacionais, o território do parque, e que passa também a ser um pretexto para a visitação da região para provarem a nossa gastronomia, os vinhos, e deslumbrarem-se com as nossas paisagens”, refere o diretor do PNRVT.
Artur Cascarejo sublinha que os roteiros inseridos na aplicação walkbox vão permitir descobrir a beleza da região do Vale do Tua “de uma forma autónoma, envolvente e sustentável”, até porque o diretor do parque, revela que, inicialmente foram colocadas duas condições à empresa responsável por colocar os conteúdos. “A primeira, tinha a ver com a posta numa aplicação offline, porque infelizmente a internet no nosso território é muito fraca e não sabemos quando virá o 5G. A segunda foi ter uma aplicação com audioguia, porque isso permite maior inclusão e maior acesso a pessoas, por exemplo com deficiência visual”, refere.
Os 20 roteiros autoguiados são produzidos em português, inglês, francês e espanhol com a clara intenção de chegar aos turistas estrangeiros. Bernardo Gorjão Henriques, responsável da Travelbox, empresa que executou o projeto, revela que “cerca de 60 por cento dos utilizadores da walkbox são estrangeiros”, pelo que a região do Vale do Tua pode aproveitar este potencial. “O objetivo desta aplicação é precisamente divulgar esta região aos turistas estrangeiros e a qualidade que nós criamos é um chamariz interessante e apelativo para conhecer esta região”, acredita.
A apresentação pública da APP Walkbox aconteceu na Porta de Entrada do Vale do Tua, na Ecoteca, em Mirandela. Júlia Rodrigues, autarca anfitriã desta apresentação, sublinha a importância desta aplicação. “Trabalhando em rede sob o chapéu do Parque Natural do Vale do Tua, temos mais-valias turísticas e, portanto, quanto mais conseguirmos comunicar e chegar a mais pessoas, mas vantagens podemos vir a ter e vai certamente ter um impacto positivo quer sob o ponto de vista de ocupação da hotelaria, quer na nossa gastronomia, o que faz com que o nosso território seja cada vez mais atrativo”, afirma a autarca de Mirandela.
Os 12 percursos pedestres autoguiados desenvolvem-se ao longo dos 140 kms de trilhos homologados já demarcados pelo PNRVT. As três Rotas de Birdwatching são de
cariz essencialmente rodoviário e desenvolvem-se pela zona central, norte e sul, com navegação integrada entre pontos de interesses. Já as Rotas Temáticas, também de cariz rodoviário e com navegação integrada, incluem a Rota da Água, a Grande Rota, a Rota dos Miradouros, a Rota do Património e o Guia de Astroturismo.
O PNRVT vai distribuir pelos agentes turísticos locais, postos de turismo e serviços municipais, flyers e cartões, com um código QR para os visitantes poderem descarregar e usar a aplicação