A primeira fase do corredor pedestre do Parque Urbano da Ribeira da Archeira, em Valbom, Gondomar abre esta sexta-feira oficialmente ao público. Mas o espaço, de pura contemplação pela natureza, há já alguns meses é utilizado pelos amantes das atividades ao ar livre.
Corpo do artigo
O percurso, com entrada à cota baixa junto ao Centro de Aprendizagem e Reabilitação Comportamental Animal da Quinta do Passal, e com término em frente à Escola Básica 2,3 de Valbom, é de puro deleite pela natureza.
Tanto que, rapidamente, se esquece o rebuliço da marginal da Polis, que diariamente é percorrida por centenas de pessoas.
Sara Matos, 32 anos, foi das utilizadoras que, mal o trajeto começou a ficar delineado, foram experimentá-lo. "Foi realmente uma boa aposta! É bom para todos", confessou a residente em Valbom, que tanto visita o parque na companhia da cadela Lua ou do filho Guilherme de 13 meses. "Vimos com ele de triciclo e é sempre muito bom. Sítios como este nunca são de mais", sublinhou.
Agostinho Salgado, 56 anos, que por norma faz o percurso todos os dias, diz, sem rodeios, que "o novo parque é excelente". "Além da tranquilidade, sente-se uma grande segurança e a ligação ao passadiço da Polis é excelente".
"Evitar pegar no carro"
Já Susana Oliveira, 44 anos, que faz as caminhadas na companhia do cão Rex, elogia estar "a um passo de desfrutar da natureza", e o facto do percurso servir para "evitar pegar no carro".
E engana-se quem julga que o trajeto - onde existem bancos e bebedouros -, e que une a cota baixa à cota alta de Valbom, é duro. "Nem se dá por isso", ouve-se.
Chegado ao topo do parque, mesmo em frente à escola, o público poderá utilizar quatro equipamentos de manutenção.
É, pois, a partir da escola, em direção à Rua da Extrema, que já se avista a empreitada da segunda fase do projeto do Parque Urbano da Ribeira da Archeira, seguindo o percurso pelo Estádio do Gondomar e piscinas municipais até ao relvado do Multiusos.
Este é o terceiro parque urbano de Gondomar, depois do de Rio Tinto e do de Fânzeres.
De acordo com o presidente da Câmara, Marco Martins, segue-se o Parque Urbano e Desportivo de Ramalde, "que deve abrir no final de maio, o de S. Pedro da Cova fica pronto em julho e o de Medas foi adjudicado há três semanas, pelo que a obra arranca em breve".