Zona de desporto e lazer de Ílhavo com três hectares vai começar a ser construída no fim do ano. Ria tem passadiço completo naquele concelho.
Corpo do artigo
A praia da Barra, em Ílhavo, vai passar a ter um novo parque urbano, mesmo junto à boca da barra. Com uma área de três hectares, a nova zona de desporto e de lazer deverá começar a ser construída ainda no final deste ano e prevê espaços verdes, dois apoios de praia completos e parque infantil, entre outras valências. Tudo com vista privilegiada sobre a ria de Aveiro.
O nome final do novo parque urbano não está definido, mas vai prestar homenagem a Luís Gomes de Carvalho, mentor do primeiro estudo para restabelecer a ligação da ria de Aveiro ao mar, que culminaria com a abertura da barra em 1808. E é precisamente ali que nascerá, ao lado do canal por onde entram as embarcações no Porto de Aveiro, uma zona verde destinada ao desporto e ao lazer, cujo projeto foi apresentado esta terça-feira.
Com início a seguir à piscina do Hotel da Barra e fim junto à pérgula da antiga ponte de ligação ao Forte da Barra, o parque urbano vai incluir, segundo Ricardo Vieira de Melo, arquiteto responsável pelo projeto, “um alargamento do passeio pedonal e ciclável, que passa de quatro para nove metros”.
Ao mesmo tempo, o estacionamento automóvel terá um aumento de 91 lugares, que acrescem aos 250 já existentes. E haverá espaço para 13 autocaravanas e para 10 autocarros. O polidesportivo descoberto e o skatepark já existentes vão integrar o novo parque urbano de Ílhavo, que incluirá a criação de diversas zonas arborizadas e a instalação de dois apoios de praia, assim como de um parque infantil.
João Semedo, vereador da Câmara de Ílhavo, frisou que o espaço será “o principal cartão de visita para todas as pessoas que entram nesta barra”.
Passagem reposta
Numa manhã em que a comitiva camarária visitou os renovados espaços de desporto e lazer municipais, como o da Malhada e o relvado da Costa Nova, João Campolargo, presidente da autarquia, inaugurou, também, o novo passadiço construído na ria, na praia da Barra.
A construção em madeira, com uma extensão de 105 metros e um custo de 70 mil euros, permite percorrer a margem da ria, de uma ponta à outra da localidade, algo era impossível. O muro de uma casa, construída à beira da água, interrompia a passagem naquele troço. O novo troço do passadiço circunda o muro.
Saber mais
Custo por estimar
O novo parque urbano ainda não tem custo estimado. Mas João Campolargo garantiu que a obra deverá arrancar este ano.
Cabo aéreo enterrado
A Câmara e o Porto estão a trabalhar no projeto que permitirá enterrar um cabo aéreo, na zona da antiga ponte do Forte da Barra, para possibilitar que embarcações de recreio de grandes dimensões naveguem na zona.