O Governo quer criar títulos para que os passageiros dos Transportes Colectivos do Barreiro e da Transtejo/Soflusa usem o futuro "Passe Lx", segundo a proposta de reestruturação dos transportes da Área Metropolitana de Lisboa apresentada pelo secretário de Estado.
Corpo do artigo
O documento, que integra propostas do secretário de Estado dos Transportes, Sérgio Monteiro, sugere a criação do novo "Passe Lx", que junta Metropolitano de Lisboa, Carris (autocarros, eléctricos e elevadores) e CP Lisboa.
O novo passe terá duas zonas, correspondentes às servidas actualmente pelos passes Carris/Metro: urbana e suburbana.
Para justificar a inclusão da CP Lisboa no novo título, o secretário de Estado aponta "um especial benefício para a zona ocidental, a zona de Benfica, a ligação da zona oriental ao centro e a utilização da linha de cintura".
Segundo o documento, "de imediato serão criados títulos combinados que adicionem ao "Passe Lx" os Transportes Colectivos do Barreiro (TCB) e a Transtejo/Soflusa".
O governante considera que "a criação do "Passe Lx" seria o primeiro passo para a implementação progressiva do sistema tarifário de toda a Área Metropolitana de Lisboa (AML)".
Actualmente, existem 710 combinações diferentes de títulos de transporte na AML, sendo que só a CP Lisboa tem 177 títulos diferentes.
O documento não faz qualquer referência aos passes 4_18@escola.tp, sub23@superior.tp e sénior, que beneficiam actualmente de um desconto de 50%.