A Linha de Leixões, que desde 2011 é usada apenas para transporte de mercadorias e serviço operário, voltará a ter circulação de comboios de passageiros a 9 de fevereiro. O serviço terá 60 comboios por dia, durante a semana, e 34 aos fins de semana e feriados. Hospital de São João e Arroteia são os novos apeadeiros.
Corpo do artigo
Depois de um entendimento entre a Câmara de Matosinhos, a CP - Comboios de Portugal e a Insfraestruturas de Portugal, a Linha de Leixões voltará a ter serviço de passageiros, sendo um importante elo entre os municípios do Porto e Matosinhos, assim como de Gondomar, Maia e Valongo. Além disso, a ligação permite comboios diretos entre Ovar e Leça do Balio, assim como entre Porto -Campanhã e Leça do Balio.
O novo serviço irá ter 60 comboios por dia (30 em cada sentido), de segunda a sexta-feira, com intervalos de uma hora entre eles, para cada sentido, nas horas de ponta da manhã e da tarde. Aos fins de semana e feriados haverá 34 comboios (17 em cada sentido).
Novos apeadeiros
A ligação, que para já irá funcionar entre Porto - Campanhã e Leça do Balio, irá efetuar paragens em Contumil, São Gemil, Hospital de São João, São Mamede de Infesta, Arroteia e Leça do Balio.
De modo a garantir maior acesso aos passageiros, a Infraestrutura de Portugal realizou intervenções nas diversas estações e apeadeiros. Além disso, construiu dois novos apeadeiros: Hospital de São João (Rua Bouça da Cavadinha, em São Mamede de Infesta) e Arroteia (Rua da Arroteia, em Leça do Balio). A Câmara de Matosinhos fez obras nos espaços envolventes.