Depois de anos de reivindicação, avançou, esta segunda-feira, a construção da passagem pedonal do Dafundo sobre a linha ferroviária, que ligará ao Passeio Marítimo de Algés, em Oeiras. A obra ficará pronta em março do próximo ano.
Corpo do artigo
A execução da travessia para peões, cujo investimento estimado supera os 2,39 milhões de euros (sem IVA), é uma obra há muito tempo desejada pela população, pois permitirá ligar o Passeio Marítimo de Algés (onde se realiza o Festival NOS Alive) à Alameda Hermano Patrone.
A passagem terá um tabuleiro com 68 metros de comprimento, apoiado em duas vigas treliçadas. Essa opção, especifica a Câmara de Oeiras que lançou, esta segunda-feira de manhã, a primeira pedra da intervenção, "garante uma grande leveza e transparência, o que se traduz em maior segurança para os utilizadores". A largura útil da travessia pedonal é de 3,20 metros. Em cada um dos pilares da passagem superior, será instalada uma escada e elevadores.
"A execução de uma ligação pedonal da Alameda Hermano Patrone ao Passeio Marítimo de Algés, através de uma passagem superior sobre a Avenida Marginal e a linha de caminho de ferro é essencial para potenciar a mobilidade suave e a plena fruição da zona ribeirinha", especifica, ainda, o Município de Oeiras.
Circulação alternada
A construção criará condicionamentos à circulação automóvel na Alameda Hermano Patrone. Durante os primeiros seis meses da obra, haverá circulação alternada controlada por semáforoes. Já no segundo semestre da intervenção, adverte a autarquia, "poderão existir constrangimentos na circulação na Avenida Marginal e na linha de caminho de ferro, exclusivamente em período noturno".
A expectativa municipal é de que a travessia pedonal ajude a resolver o congestionamento durante o festival NOS Alive, que traz milhares de pessoas ao Passeio Marítimo de Algés, passando a ser uma alternativa ao túnel da estação ferroviária.